quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Programa GLOBINHO - Quando a Rede Globo ainda tinha CONTEÚDO.


O Globinho era um telejornal feito para crianças e adolescentes mas que também era assistido por muitos adultos !

O programa era exibido na Rede Globo, numa época em que a Globo ainda se interessava por programas educativos em horário nobre.

O Globinho teve sua estréia em 1972 e permaneceu no ar até 1983.

Com notícias sobre fatos e assuntos do universo adulto utilizando uma linguagem mais acessível à crianças e adolescentes, o programa estimulava as crianças e adolescentes a se envolverem com as artes, atividades educativas e temas sociais e ecológicos. Os assuntos ligados ao Meio-Ambiente, muito usado hoje em vários setores da mídia, era uma novidade na época.


O mais incrível era o horário de exibição: segunda a sexta, às 11h45.
Mais tarde, ganhou também uma edição às 17h55.


Em 1981, o programa ganhou novo dia e horário:

SÁBADO, às 10h, com 30 minutos de duração!


Agora, questionem e reflitam comigo, o que é exibido, hoje, na Rede Globo, nesses mesmos dias e horários?

A partir de 1977 o programa passou a ser apresentado pela carismática


.





Paula Saldanha, que registrou, para sempre, a sua imagem à do programa.












O país ainda vivia a censura imposta pela ditadura.
O curioso é que muitas informações que eram "barradas" em outros telejornais, eram exibidas no Globinho, pois, por se tratar de um programa infantil, não passava pelos cortes do governo. Os adultos, assim, agradeciam.
Exemplos como este, demonstram como o conteúdo do programa era rico.

Em 1982, para comemorar os 10 anos de existência do programa, foram promovidos eventos culturais na Quinta da Boa Vista, conhecida área verde da capital fluminense. Literatura infantil, contadores de história, teatro e música foram os ingredientes do evento.

No ano seguinte, a Rede Globo resolveu colocar um programa de sorteios no lugar do Globinho. A equipe não concordou e resolveu acabar com o programa.

Hoje o que resta do programa apresentado pela Paula Saldanha


é somente o nome no insosso TV Globinho.


NÃO CONFUNDAM!!!




Paula Saldanha ainda apresentou algumas reportagens no Fantástico e matérias com temas ecológicos.
Em 1979 ela criou o GLOBINHO REPÓRTER, tido como o primeiro programa sobre o meio ambiente para a TV brasileira.

Hoje ela pode ser vista no programa EXPEDIÇÕES, que pertence a RW Produções cinematográficas, do biólogo Roberto Werneck, marido de Paula. O programa é exibido na TV BRASIL.



Alguns desenhos marcantes do Globinho


Esta aqui é a FAMÍLIA BARBAPAPA.
Estes seres, com forma de "João-Bobo", foram criados pela arquiteta francesa Anette Tison e pelo professor Talus Taylor.

Cada personagem tem uma cor e uma habilidade. Eles podiam assumir vária formas.

Abertura do desenho:







Fonte: You Tube

-------------------------



Mio e Mao
Mio e Mao eram dois gatinhos feitos a partir de massinha de modelar profissional para acabamentos. Os dois bichanos brincavam como criancinhas que estão descobrindo o mundo. O que mais encantava não eram as histórias, mas a beleza dos movimentos. Eu ficava feito bobo quando os dois se misturavam um ao outro, transformando-se num único bolo de massa colorida.




----------------------


A LINHA
Desenho animado de Osvaldo Cavandoli, a LINHA é uma animação que surpreende até hoje, justamente pela sua simplicidade criativa.

O desenho conta as aventuras desse personagem mal-humorado, mas muito carismático – que percorre uma linha – que também forma o seu corpo – e, nela, enfrenta as mais diversas situações propostas por seu desenhista.
Também não tente entender o que o personagem diz, pois é irrelevante; a compreensão vem a medida que se vai acompanhando as aventuras.
------------------------------



Fonte: You Tube

O desenhista italiano morreu em março de 2007.
-----------------------------


QUAQ e QUAO

De origem italiana, esta animação feita em ORIGAMI (arte oriental em dobradura de papel) mostra as aventuras de dois patos, Quaq e seu filho Quao, que é um patinho que descobre o mundo a partir dos sons de outros animais, com os quais ele se identifica.
Abaixo, ele encontra uma foca.
-------------------------------------
                                          Fonte: You Tube

Hoje eu choro ao ouvir a música tema de abertura. Fazer o quê, gente, sou bobo assim mesmo.


----------------------
O Globinho é um programa que deixa saudade, não só devido a um sentimento nostálgico que invade os corações, mas, sobretudo, devido ao vazio observado nos programas infantis de hoje, nos quais até a violência é disfarçadamente incentivada, através de desenhos orientais como o Pokemon.

--------------------

Existe um programa chamado TV "X"
(NÃO, NADA A VER COM A SENHORA MENEGHEL).

Parece-me que o conteúdo do TV X resgata alguma coisa do Globinho.

Falarei mais em outro post.

8 comentários:

  1. Show de bola amigo... Adorava o Globinho e era apaixonado pela Paula... Valeu mesmo... Só faltou aquela parte que era feita em um quadro de areia... Acho que era no globinho que passava... Mas enfim, eu era tão criança, talvez esteja enganado... Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela grata lembrança, fiquei tão feliz quando encontrei seu blog, pois realmente tive a oportunidade de relembrar a minha infância, e fico feliz de saber que outras pessoas ainda tem memória... Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Ontem (15/01/2012). Fui a um restaurante a beira mar de Olinda e deparei-me com a pessoa linda que sempre ficou na minha memória. Tínhamos na TV brasileira, um programa infantil de qualidade e com mui cultura. Uma mulher com sorriso doce que apresentava. E não havia apelos. Fui a mesa. ela estava com seu Marido (Sr. Paulo) e mais duas pessoas. Fiquei trêmulo e pedi até para o Sr. Paulo verificar meu peito - como estava acelerado! Ele logo brincou e perguntou minha idade (38 anos e sou casado) e se eu era casado. Pedi, então para tirar uma foto dela comigo após o almoço. Como, eu estava com minha família (esposa, filho, irmãs, sobrinhos e cunhados) tive que ir à mesa da frente do tal restaurante. Alguns min. após, uma das pessoas que estavam com ela, chamou-me de longe, para ir tirar a foto...Fiquei tão feliz...Daí, falei para ela rapidinho que havia assistido a um programa que e o marido coletou amostras de água na amozônia. Meu filho tirou 4 fotos. Uma dessas ele pediu para ela e eu ficássemos de costas ao mar para sair o mar lindo de Olinda, mas logo ela gentilmente falou que não seria bom devido a luz...fiquei mais emocionado ainda com toda a gentileza. Anteriormente, quando eu a assistia eu deveria ter 8 ou 9 anos...adorava os desenhos e inclusive o tal desenho da linha...e quando acabou esse programa...eu chorei muito, por muitos dias...Hoje, não se repete o que é bom! É uma pena...Beijos Paula!
    Ah, eu fiquei tão emocionado que esqueci de dizer também, que sou biólogo e que meu nome é Alessandro Albertini.

    ResponderExcluir
  4. meu nome é Roberio soares em 1981 em março foi feita uma matéria no globinho nda rede globo NE e exibiram um filme meu em desenho Animado, "O Passseio dos Discos"depois fiquei sabendo atravéz de uma amiga que a globo NE enviou uma cópia para a rede globo do Rio, ´só que tentei entrar em contato com a repórter da época a Vanessa Menescal,mas ela falou que a globo NE é maior burocracia eles botam todo tipo de obstáculo para não fornecer as imagens do arquivo deles, O cedoc tentei uma vez falar com o Hans Donner mas não deu, alguém daqui que puder me ajudar,desde já fico mui agradecido! abraços a todos adorei o Blog.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha, um redemoinho de emoçoes que me transportaram a minha infancia. O rosto doce e expressivo da Paula, é ainda hoje o rosto, da séria imagem da tv brasileira. Amei essa viagem no tempo! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Csramba, eu procuro um nome de um livro que ela mostrou em um programa, e do livro so lembro o nome do personagem principal que se chamava Ziper-5, se alguem de vcs lerem e souberem o nome, por favor ficarei muito agradecido, meu email: elgenmendes@hotmail.com
    Eu tinha esse livro porem minha mãe em uma mudança de residencia o jogou fora como lixo, isso me doi até hoje.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Que coisa boa lembrar de programas de qualidade que assistíamos,(Da geração 70😉) mas nesse programa havia um que era feito de massinha, mas não lembro o nome. Não é esse dos gatos, isso eu lembro... se alguém lembrar e quiser compartilhar, seria bacana.

    ResponderExcluir